Para todos os meus amigos e amigas, parentes e parentas que dividem comigo as emoções e desesperos de cada dia!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Quinta-feira, 9 de Setembro de 2010

Título deste post: Quando um dia tem dois dias!

Dia do Administrador de Empresas! Maravilha!
Parabéns pra mim, alunos e colegas de profissão. Somos para as empresas como o médico para as pessoas e como Deus para as almas! (profundo, hã?)
A parte boa do meu dia foi agora a tarde. Apresentei meu projeto brasileiro para os italianos, assim, vamos colocar mais cimento na construção do convênio entre Universidade de Bolonha e Universidade de São Paulo. Com isso, mais pessoas poderão ter a mesma experiência que estou tendo, com o benefício de serem avisadas com antecedência que as tomadas daqui são diferentes.
:)
Agora, se a tarde foi uma maravilha Albertô (By Sobrinhos do Ataíde), devo lhes contar que minha manhã foi uma lástima...e antes de lhes explicar o motivo, proponho uma reflexão.

Lembram daquela história de que a grama do vizinho é sempre mais verdinha? Que a família do colega é sempre  menos complicada? Essas coisas?
E aqueles outros contos que no Brasil as coisas são burocráticas, confusas e atrapalhadas. Que o Brasil é uma zona, bagunçado, ninguém sabe de nada...e que na Europa as coisas acontecem...as pessoas são pontuais, educadas e funcionais?
Pois eu vos digo em verdade: não acreditem em tudo aquilo que por ventura as pessoas falam da boca pra fora, sem conhecimento de causa e para desmerecer nosso país só porque aí não se compra perfume L'occitane a 30 euros (custa quase 200 no Rib. Shopp.)
Hoje o que me ocorreu me deixou nervosa e perplexa. E lembrem-se, estou na EUROPA.

Anteontem fiz minha matrícula na Universidade. Recebi meu "welcome kit" super fofo e ganhei minha carteirinha de estudante da UE (aquela que postei no facebook). Meraviglia!
Me informaram que eu devia ir até a Questura, uma espécie de polícia de imigração, para avisar sobre minha residência temporânea aqui na Itália.
Agora explico melhor: quem vem para Itália por mais de 3 meses precisa pedir o "Permesso di Soggiorno", como uma permissão para viver aqui. E deve comunicar à Questura o endereço de residência. Mesmo com o visto? Sim, mesmo com o visto!!
Sendo assim, peguei o busão no. 13 e me dirigi até a Questura. O atendimento começava às 8:30 e eu como descendente de ingleses de sangue azul e com brasão, cheguei às 7:50.
Gente, por preguiça não vou escrever tudo, mas o resumo da obra é o caos! Muuuita gente, principalmente coreanos, indianos e outros povos do leste europeu e oriente médio. Parecia a 25 de Março, ahahaha!
Um esquema (que equema? Não vi nenhum!) completamente desorganizado, pessoas mal educadas, indiferentes e mal informadas (ou de pouca boa vontade).
Se alguém pergunta: Por favor, uma informação?
A resposta?
Aqui não é lugar de se pedir informação!
Gente sério! Um horror. Os italianos gritavam conosco como se fôssemos animais de um sítio a pastar em local proibido!
Não consegui ser atendida e devo voltar outro dia...
Sem comentários...
Deus abençoe o Brasil!

Palavra da salvação. Glória a Vós Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário