Para todos os meus amigos e amigas, parentes e parentas que dividem comigo as emoções e desesperos de cada dia!

domingo, 24 de outubro de 2010

Tiramisu e o paladar italiano

Galerinha....
Que saudade de vocês!! De Ribeirão, do calor, da Recra, de tomar sol!!
Até de tomar uma cervejinha gelada, coisa que eu não faço muita questão, rs...
Claro, porque cervejinha gelada com 10 graus não rola, né?

Bom, atendendo a pedidos, segue a receita do tiramisu:
400 gr de savoiardi (igual a nossa bolacha champagne);
6 ovos
Café pronto e adoçado a gosto (recomenda-se fazê-lo forte porque o nosso café pronto, em comparação ao café italiano, é bem fraquinho);
1 xíc chá de açúcar (não encher muito...bem rasinha)
1/2 kg de queijo mascarpone (no pão de açúcar eu sei que tem);
Chocolate em pó (do Padre).

Primeiro tem que bater as gemas (só as gemass) com o açúcar. Juntar depois o mascarpone.
As claras, tem que batê-las em neve primeiro, para depois, juntar ao creme. Misturar levemente para não tirar o "aerado" das claras em neve.
A preparação do doce é igual a preparação de um pavê. A gente molha a bolacha champagne no café e vai colocando em um refratário. Aí faz-se uma camada de bolachas, uma com o creme de mascarpone e outra de chocolate em pó. Repete-se as camadas, terminando sempre com o chocolate em pó e depois vai na geladeira por no mínimo 3 horas...pra ficar bem compacto e geladinho!

Prontoo!!
É bom demaissss da conta!
Pra quem não gosta muito de café, pode fazê-lo bem fraquinho ou então, tentem fazer com capuccino!! Deve ficar gostoso tbm!



Aqui na Itália, todos os doces são "pouco" doces...
O paladar deles é bem diferente do nosso. Por exemplo, o Tiramisu não é um doce "doce". Na minha opinião, poderia ser mais docinho.
Fiz quindim outro dia e eles acharam bom, mas muuito doce.
Mesmo as bolachas (sem recheio) que sempre tem no café da manhã deles são bem menos açucaradas que as nossas.
Talvez isso seja bom, rs. Mas que um docinho é bom de vez em quando, ah, isso é!!

Outra coisa que eu tenho comido muito aqui são maçãs cozidas.
Começou por causa do meu problema de estômago (maçã faz um bem danado) e acabei me apaixonando, rs.
Eu pego uma maçã (pode ser mais, claro), descasco e corto em 8 (corto duas metades e assim por diante).
Coloco em um potinho que possa ir ao micro-ondas com um pouquinho de limão espremido (só um pouco) e açúcar mascavo (a gosto). Deixo cozinhar por uns 6 minutos...
Fica ótimo!! Fica até um caldinho!
Fora que nem é tão calórico...é só colocar pouco açúcar...ou se quiserem um pouco mais docinho, da até pra colocar adoçante!

Os italianos estão mais pra salgado mesmo...
Quero ver quando chegar em Portugal...com aqueles doces maravilhososss!!!
HUmmmmmm!!
Beijo em todos e boa semana!!

Um comentário: