Para todos os meus amigos e amigas, parentes e parentas que dividem comigo as emoções e desesperos de cada dia!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Desabafo 2

Meus caros amigos.
O post de hoje não tem foto, nem estórias pitorescas.
Mas eu decidi escrevê-lo para compartilhar com vocês um e-mail que troquei com meu amigo Tiago.
Mas primeiro, escrevo quem é o Tiago.
Tiago Castro e Silva é o seu nome.
O conheci no ano de 2001 em Ribeirão Preto (9 anos, hein Tiago? Estamos ficando velhinhoss!!) e desde então conheci seu ponto de vista pestista. Que fofinho, até rimou! :/
Casado (ngm pode dar em cima, hein??), mora nos Estados Unidos e, como um político, sempre faz falsas promessas de que um dia volta pro Brasil. Estamos só esperando...

Brincadeiras a parte, política é o que sempre discutimos...ele, petista, eu?? Não sei dizer, talvez antipetista...
Mas o legal, é que, diferente de pessoas que brigam por preferências partidárias, eu e o Tiago sempre conversamos sobre o assunto de maneira respeitosa e agradável. Sem tentativas de convencimento, sem ofensas, sem baixarias.
E nada mais natural do que trocar e-mails "políticos" em época de eleição.
Ao contrário do que pensam os "muitos", eu estou muito triste de não poder votar esse ano. Desde os meus 16, sempre fiz questão de votar. Não vejo (como outros "muitos") o voto como obrigação. Pra mim é um direito. Mas infelizmente, assim como fora de sua cidade você não pode votar, comigo não é diferente. Estou em trânsito internacional e assim, perdi meu direito à escolha de nosso governante "mor".
Sacanagem, né?
Pois é.

A decisão em compartilhar partiu porque eu sempre digo que nunca escondo nenhum sentimento que, por ventura, aparece aqui pra me alegrar, entristecer ou incomodar...e também porque quando terminei de escrever o e-mail, o achei com cara de "post de blog".
A "provocação" bem humorada do meu amigo começou com um vídeo sobre o candidato José Serra.
Como concordei com ele em pensar: "Que coisa mais ridícula", vou colocar a mensagem dele aqui tbm, assim, vocês podem conferir toda a história.
Um beijo em todos!!

E-mail do Tiago
Título: Absurdo - Desta vez estou com Serra
Conteúdo:


Absurdo.

Segundo a VEJA, Serra foi apedrejado por militantes do PT. Desta vez, fico do lado do Serra, que foi vitima de um atentado terrorista hoje no Rio. Isso mesmo, Atentado terrorista. Durante uma passeata, arremessaram um objeto na cabeça dele.
Gostaria de dizer que sou totalmente contra esse tipo de violencia e por causa disto, venho aqui enviar dois videos.
Noticia da VEJA onde diz que Serra foi apedrejado por militantes do PT.

Deixo para vocês deduzirem o que realmente está acontecendo. Abraços


_______________
E-mail da Stella
Título: Re: Absurdo - Desta vez estou com Serra
Conteúdo:


Ti, espero que vc leia tudo...porque depois que acabei é que vi que ficou grande, rs.

O que está acontecendo é o que eu sempre digo...
Os petistas estão desesperados...
Não importa se é bolinha de papel....o desespero é o mesmo...

Volto a repetir caro amigo Tiago: a Dilma não é o Lula...
Não significa que ela será uma boa governante...
Não tem experiência, não tem jogo de cintura, não tem carisma e não tem um pingo de "brasilidade" no sangue...não pode dar certo.
O Lula foi sim um bom governante. Surpreendeu. Mas escândalos enormes de corrupção estragaram sua reputação e apodreceram seu governo, na minha humilde opinião...
É como se voltássemos a repetir a velha história do Maluf: ele rouba, mas faz!
Isso é um absurdo tremendo.
Eu, infelizmente não pude votar no primeiro turno. Não votaria no Serra, muito menos na Dilma.
Mas no segundo, votaria no Serra. Não porque ele é menos corrupto ou menos antipático...mas porque talvez tenha mais experiência, malícia e decência...
Desculpe, mas justificar que os fracos se exilavam na ditadura e os fortes matavam e assaltavam...isso pra mim é querer justificar o erro. Isso não é defesa...é ataque, é guerra!
E justificar nunca é bom. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam...

Enfim. O governo Lula foi bom pra mim. Sou bolsista do CNPQ e graças ao governo pude fazer minha viagem à Itália. É a minha "Bolsa Escola".
Porém, dei muito duro pra chegar aqui. Só ganhei a bolsa porque, por classificação, fui considerada a melhor aluna da turma de 2009 de pós graduação em Administração de Organizações da FEARP-USP.
Não ganhei porque sou pobre, ou porque meus filhos vão à escola, ou porque não consigo achar emprego e muito menos porque estávamos em ano de eleição. Graças a Deus não foram esses os motivos.

Porém, seria de muita ignorância da minha parte, votar na Dilma (ou no PT) porque eles foram "parcialmente" bons pra mim. Foram bons pra mim e para milhares de outras pessoas, mas foram péssimos com outras...deixaram a decência esfarelar como pão velho...cuspiram na nossa cara e depois disseram que não perceberam...e pediram desculpas.
O brasileiro sempre perdoa, parece que isso faz parte da nossa "decência"...
E que decência frágil...que ao menor sinal de dinheiro e poder se cansa...deixa prá lá!

E o perdão parece estar de volta no coração da maioria, que beleza!!
Vamos continuar com a "ditadura partidária". 
Que problema tem?? Eles roubam, mas fazem!! Cuspem na nossa cara...mas depois limpam...isso é o mais importante. Vamos perdoar!! Foi isso que Jesus nos ensinou, não é mesmo??

Enfim (2).
Eu tenho vergonha da política do meu país. Mas tenho MUITO, mas MUITO orgulho mesmo de ser brasileira.
De ser da terra do Carnaval, da terra da Cachaça, da terra da Agricultura Forte, do Combustível Renovável, do Sorriso, do Otimismo, da terra "Coração do Mundo".

Mas esse sentimento de euforia não me pega em época de eleição...não acredito em carinhas fofinhas, criança no colo, abraços e episódios de liderança nata...e se todo brasileiro deixasse o ritmo contagiante das eleições de lado, talvez poderíamos eleger a "decência", independente da figura humana que a represente...

As coisas são tão vergonhosas que as pessoas se aproveitam da democracia pra fazer de conta que popularidade é a mesma coisa que "atividade". No seguinte sentido: gosto da democracia, não porque ela me da o direito ao voto, mas porque ela me da a possibilidade de fazer da política o meio "meio de vida". Olha só que legal! Não tinha pensado nisso...
Se sou uma pessoa popular, tenho mais chances de voto e ninguém pode me impedir de ser candidato...somos uma democracia, não?
"Claro!" é a reposta...
E aí elegemos palhaços, jogadores de futebol, "cãezinhos dos teclados" e afins...
Mas peraí!!!
O que essas pessoas já fizeram pelo Brasil e pelo povo brasileiro? O que essas pessoas entendem do sistema político partidário?? Quais são os programas de governo oferecidos??
Quais os tipos de trabalhos realizados por essa gente que faz com que sejam merecedores do nosso voto??

Novamente, na minha humilde opinião, a história de que político bom é político honesto está incompleta.
Político bom é aquele que trabalhou antes de ser governante, que fez por merecer...não o que promete fazer se for eleito....
Escutamos sempre: "se for eleito, vou fazer"
O cacet%*@!
Faz primeiro!! Trabalha pelo povo...depois a gente vê o que faz!!!

Isso foi um desabafo...
E te agradeço por discutir política comigo. 
De uma forma sempre amigável e respeitosa.
Eu não entendo tudo de política...não conheço todos os partidos e muito menos o funcionamento de todo o sistema. Mas sou cidadã e não gosto de me sentir uma idiota frente aos meus governantes.
Mas tenho vergonha alheia...
Tenho vontade de "ser" da política, de "fazer pela política", mas sendo honesta, MUITO honesta, tenho medo...
Medo de me corromper, medo de ver o errado e fazer finta de ser certo. Medo de me calar e calar os outros.
Medo de deixar o dinheiro e o poder passarem por cima de valores que me foram ensinados com o objetivo do trabalho no bem.
E por isso desisto...

Mas continuo meu trabalho, continuo meus esforços e continuo torcendo para que a política brasileira um dia se torne pelo menos, MENOS suja.
E isso aí!!
Valeu Ti!!!
Beijão,

Stellinha.


Um comentário:

  1. Fala Stella. Realmente o tempo esta passando. E vou voltar para o Brasil sim. Assim que terminar meus estudos e os estudos de Sarah, minha esposa. Bom, já que fui citado, sinto me no direito de ganhar uma réplica aqui no Blog.


    (*) Assim como você, Eu tambem ganhei benefícios do Governo, mas não do LULA (aquele ingrato (rs)). Os beneficios foram todos do Governo Estadual. Fui aluno USP durante 5 anos e durante 7 anos fui bolsista FAPESP (Graduação e Pós-Graduação), que são ambos recursos estaduais geridos pelo PSDB. Portanto, se fosse para eu agradecer alguem, este alguem seria o PSDB. Mas assim como você disse, não damos nosso voto de acordo com os beneficios que recebemos. Nós somos privilegiados, tivemos oportunidades frutos do esforços dos nossos pais, e oportunidades atuais frutos do nosso esforço. Vivemos nossa juventude ao lado de amigos com cabeça no lugar (desconsiderando alguns amigos que temos em comum rs). Hoje em dia, podemos tomar decisões com nossa cabeça e não com nossa barriga. No entanto, não condeno aquela mãe de 7 filhos que mora no meio do sertão de Pernambuco que resolveu votar na Dilma pois ela é apoiada pelo LULA, que foi o unico presidente que fez alguma coisa de verdade por ela. Não tenho o direito de julga-la por esta decisão.

    (*) Serra é experiente? É. A Dilma tambem é. Serra é honesto? É e a Dilma tambem É. Experiencia e Honestidade não são fatores de decisão nesta eleição pois dá no mesmo. A turma do PSDB adora dizer que Dilma é inexperiente. Errado, ela é muito experiente e o melhor de tudo, ela é tecnica no assunto. Um defeito do LULA. LULA era um bom gerenciador mas ele não tinha o dominio tecnico do assunto. Dilma tem os dois. Dilma está na politica desde que acabou a ditadura. É só ver a história dela.

    (*) O Problema do Serra é a visão politica dele. Ele é a favor do Estado Minimo. E este é seu maior problema. Ele realmente acredita que quanto menor for o poder do estado, melhor para o Brasil. Tem gente que concorda com isso. Então, nada mais natural, esse povo votar nele. Eu discordo totalmente do Estado Minimo, portanto não voto no Serra, pois sei que ele fará o que ele acredita ser o melhor. O Estado Minimo do Capitalismo é tão utopico quanto o Comunismo. Ambos pregam o mundo perfeito, mas não funciona na realidade. Dilma já é mais cabeça no lugar e segue a linha adotada pela Europa, o Capitalismo Socialista com o Estado Forte. França, Italia, Alemanha, Espanha, todos seguem essa tendencia

    (*) Nunca disse que "Serra é covarde por ter se exilado e Dilma é guerreira por ter ficado". Alias, acho que deve ter sido muito triste para o Serra ter que sair do país que ama, e longe dos familiares, para não ser morto pela ditadura. Mas tambem tenho muito orgulho dos que ficaram e lutaram. Agora dizer que Dilma foi terrorista na Ditadura é exagero do Jorge Bornhausen e de toda a turma do DEM que esteve ao lado da Ditadura e muitos foram até TORTURADORES e que hoje apoiam o Serra.

    (*) Sobre promessas não preciso nem dizer quem ta fazendo promessas nessa campanha. Quem foi que falou que vai inserir 13 no bolsa familia? Aumento do Salario minimo para 600 reais no ano que vem? Aumento de 10% para aposentados? Colocar dois professores em todas as escolas do Brasil? E tudo isso reduzindo impostos. Quem q é o mago das financas? No outro lado, As promessas da Dilma é quando diz que vai simplesmente continuar o que o LULA anda fazendo, uma promessa natural visto que ela foi do governo LULA. Quem ta fazendo promessas mirabolantes nessas eleições é o candidato José Serra.

    Enfim, diferente daquela mãe que mora no meio do sertão da Bahia, Eu tenho outros motivos para votar na Dilma, e este terceiro paragrafo (3o bullet) é um deles. Existem varios outros, mas este é interessante pois mostra uma das grandes diferenças entre os dois. A visão da economia politica entre os dois.

    Bom, assim como eu entendo o porque das pessoas votarem no Serra, espero que você entenda o porque de eu votar na Dilma.

    Abraços e tenha uma boa estadia ae na Itália.

    ResponderExcluir